DO BLOG VIANENSIDADES - SEM ARGUMENTOS CONVINCENTES PARA CONTESTAR A VERDADE DO DESCALABRO ADMINISTRATIVO EM VIANA, SOBRE AS DENÚNCIAS PUBLICADAS NO JORNAL PEQUENO PREFEITO DE VIANA RILVA LUIS ESCOLHE “BOIS DE PIRANHA” PARA TENTAR LIMPAR A SUA BARRA. LEIAM:

BOIS DE PIRANHA*

Sem obras para mostrar ou argumentos convincentes para contestar a verdade do descalabro administrativo em Viana, prefeitura escala “bois de piranha” para tentar limpar a barra do chefe maior.

Sabe aquela história de que a emenda saiu pior que o soneto? É isso mesmo que acabamos de saber por meio da resposta da prefeitura de Viana sobre as denúncias do Jornal Pequeno, no caderno JP na Estrada, caminhos da cidadania, (27/06/2011) cujo editor, o jornalista Oswaldo Viviani, que passou apenas três dias na cidade e constatou um vergonhoso estado de infraestrutura e outras mazelas que foram propagadas para os quatros cantos do mundo e, quiçá, tenhamos justiça, essa será feita em favor do sofrido povo vianense, vítima indefesa de um famigerado grupo político que há 15 anos se locupleta dos recursos públicos em detrimento dos benefícios que poderiam mudar os péssimos indicadores sociais da Cidade dos Lagos. Abaixo alguns trechos da matéria publicada neste domingo no JP.

 “A indelicadeza do Promotor” segundo o presidente da câmara, João Geraldo, citado na matéria, o Promotor local, Rodrigo Rabelo desrespeita os vereadores de Viana. 

“Quanto às contas dos exercícios de 2009 e 2010, citados também na reportagem, que eu só disponibilizei após o promotor entrar com processo contra mim, é improcedente porque eu nunca fui citado, e estas ainda não foram objeto de discussão, mas sempre estiveram à disposição de qualquer cidadão ou cidadã que deseja ter acesso, só que a norma da Casa exige uma oficialização. Caso a pessoa queira ter o acesso, faz o pedido direto à Mesa Diretora, como procederam algumas pessoas que tiveram acesso às contas. Também como norma da Casa, é proibido tirar cópia xerox ou alterar a ordem, devido à responsabilidade que temos com os documentos que estão na Casa. Ressalto, ainda, que as contas referentes aos exercícios de 2009 e 2010 ainda encontram-se no setor de protocolo do TCE”, afirma o presidente da Câmara, que prossegue: 

“Foi citado também na matéria do JP que o promotor de Justiça desta comarca, Rodrigo Ronaldo Martins Rabelo da Silva, que não teve a delicadeza, como é de praxe, de se apresentar aos outros poderes, teria me acionado por falsidade ideológica. É mais uma inverdade, pois até o momento não fui citado e as contas sempre estiveram disponíveis. A Mesa Diretora está tomando as providências junto ao Conselho Nacional do Ministério Público, devido ao comportamento intempestivo do promotor, ao adentrar nesta Casa e desferir palavras ofensivas aos edís”. 

Problemas no abastecimento de água. O culpado seria o Ex-prefeito Messias Costa (1997/2004) (já falecido)?

“Com a construção do Reservatório, que é parte do projeto, o prefeito Rilva Luís demonstra a sua responsabilidade e capacidade em aplicar o dinheiro público, coisa que não aconteceu na década de 90, quando, por exemplo, com recursos para construção de seis filtros e uma cisterna para seiscentos mil litros, foram feitos apenas quatro filtros e uma cisterna com 300 mil litros, o que levou à deficiência do sistema de distribuição, causando problemas contínuos de abastecimento à população”, diz Zé Sá, coordenador do SAAE (autarquia municipal responsável pelo abastecimento). 

DO BLOG: Messias Costa era o antecessor do atual prefeito e mandatário vianense na década de noventa, portanto, é a criatura acusando o criador pela crônica falta d água em Viana. A irresponsabilidade foi dele? Ou é fogo amigo proposital? 

Nepotismo
Segundo a revista "CARAS E NOMES" edição N.º 7 de 2010, (Leia aqui) a irmã do alcaide, a Dra. Rivalgênia Moraes (como gosta de ser chamada) manda e desmanda muito mais do que a Secretária de Saúde, exercendo a função remunerada como  coordenadora de saúde, com gabinete e tudo mais no hospital do município, no bairro Citel. 

“Temos farmácia básica, odontomóvel, fisioterapeuta, fazemos coletas de exames laboratoriais, enfim, a maioria das especialidades que o nosso município necessita para nossa população nós temos aqui no Centro de Saúde...”. Diz Dra. Rivalgênia.

E tem mais na revista: “como nossa cidade é muito antiga, as canaletas eram profundas e os carros passavam, arrastavam e batiam, então ele sempre se preocupou em fazer de uma maneira com segurança, qualidade e respeitando o patrimônio histórico. Diz o Secretário de Obras, Ribamar Moraes (pai do prefeito).

DO BLOG: se isso não significa nepotismo assumido e descarado, então mudaram a Constituição Brasileira e não avisaram a Prefeitura de Viana.

Aprovados em concurso público foram nomeados dentro do número de vagas 

Com relação ao concurso público realizado em 2007, a Prefeitura de Viana nomeou e deu posse a todos os cargos de professores, vigias e demais à época disponíveis, conforme edital. O que existe atualmente é a situação pendente de pessoas que ajuizaram ações na Justiça exigindo sua nomeação antes do término do prazo do concurso. Essas pessoas, que atualmente estão reivindicando suas nomeações e que conseguiram determinações judiciais transitadas em julgado tiveram a mesma cumprida na íntegra pela Prefeitura de Viana.

DO BLOG: os funcionários aprovados no citado concurso e que estão exercendo os seus cargos só foram efetivados mediantes ações judiciais, e após dezenas de recursos contra interpostos pela Prefeitura, pois a máquina vianense continua inchada com milhares de servidores contratados que servem como moeda de voto para o prefeito. Entretanto, eles alegam não haver espaços para os contratados trabalharem.

Sílvio Bedi, vereador mais votado nas últimas eleições, diz que é alvo de ataques e calúnias

Silvio Cesar Guimarães, cidadão vianense, sempre trabalhou na perspectiva de estar próximo ao povo. Foi comerciário por longos anos e formou-se tecnólogo na área de Administração de Negócios.

Neófito na política e soldado do “batalhão de choque” do prefeito, Sílvio Bedi elegeu-se vereador graças ao uso da máquina da poderosa Secretaria de Educação vianense, comandada pela sua esposa Adriana Guimarães, que também comanda o fornecimento de merenda escolar para as escolas de Viana. Recentemente o Promotor de Viana, Rodrigo Rabelo flagrou um carregamento de merenda escolar com prazo de validade vencido (reveja) além de várias irregularidades na infraestrutura das escolas municipais visitadas em Viana.

Pelo visto, está declarada uma “guerra fria” entre os atores da Lei em Viana, que tem a obrigação e o dever cumprir os seus papéis, ou seja, fiscalizar o erário público, contra o grupo político que foi colocado pelo povo para representá-los e garantir melhorias para a cidade.

Por outro lado, não adianta se defender de acusações da oposição, com palavras ao vento na imprensa CHAPA-BRANCA de Viana, sem conteúdo, sem provas, nem substância, pois se com toda essa fiscalização e denúncias, eles pintam e bordam, imaginem se eles estivessem do jeito que gostariam: livres, leves, soltos e milionários com o seu, o meu, o nosso dinheiro dos impostos.

*Boi de piranha é uma expressão popular brasileira.
Pode designar uma situação onde um bem menor e de pouco valor é sacrificado para que em troca outros bens mais valiosos não sofram ameaça. Pode designar também o ato de alguém se sacrificar para livrar uma outra pessoa de alguma enrascada.
A expressão vem do meio rural, onde criadores de gado, ao atravessar um rio infestado de piranhas, abatia um dos touros, já velho e/ou doente, e atirava seu corpo, sangrando, ao rio, para atrair os peixes carnívoros enquanto ele próprio e o resto da manada conseguiria passar a outra margem sem serem incomodados.
Uma expressão análoga é "bucha de canhão".


6 comentários:

  1. O QUE SERÁ DA NOSSA CIDADE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que rezar não está adiantando, o jeito e gritar bem alto para os quatro ventos na esperança de que o povo vianense que continua iludido com as promessas ilarias e descabiveis feitas pelo EX-prefeito em pro da candidatura do seu protegido(marcelo santana),sejam ignoradas e até mesmo virem motivo de chacotas nos cantos,rodas de conversas e dentro dos lares dos cidadãos de bem dessa nossa querida e hoje furtada de forma tão descarada pelos "homens e mulheres que se diziam de nossos protetores", mas na verdade são corrupitos e pessoas de má fé!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  2. Realmente a cidade de Viana é um bom lugar para morar,eu à considero uma cidade família,mas infelizmente tem uma péssima admisnistração. O que será da nossa cidade nos próximos anos se continuar tendo pessoais assim para
    administra-las?

    ResponderExcluir
  3. muita gente passando por dificuldade este prefeio não ajuda a população

    ResponderExcluir
  4. infelizmente estamos passando por ess caos , essa pessima administracao em nossa querida cidade , espero q o proximo administrador respeite viana.........REAAAAAGE MINHA VIANAAAAAA.......MT OBRIGADO

    ResponderExcluir
  5. Que povo besta esse prefeito faz o qui que e ninguem protesta cader os honems dessa cidade vao deixar essa quadrilha pisar nos pobres se fosse aqui em sao paulo o bixo ia pega por lado deles abraco ver se pom noticia boa da nossa querida viana

    ResponderExcluir